Notice: Undefined variable: id in D:\web\localuser\goldendogcat\www\artigos_exibe.php on line 29

Obesidade em cães e gatos

Um enorme desafio que o médico veterinário encontra hoje é o tratamento e manejo do animal obeso. Inúmeros fatores vêm contribuindo para o aumento de obesos entre os pets: vida em apartamento, diminuição do exercício, ficar em casa sozinho com ração disponível o dia inteiro e talvez o mais agravante deles que é estar muito próximo aos humanos e compartilhar alimentos inadequados como bolos, bolachas, pães e etc.
É muito importante considerar que todas as dietas que visam perder peso, causam fome, ainda que seja discreta e é impossível conscientizar um animal que ele estará passando um pouco de fome para o seu próprio bem. Ainda no caso dos cães, será inevitável impedir que ele comece a procurar objetos dentro da casa para saciar o seu apetite, o que além de tudo poderá colocá-lo em risco, pois poderá ingerir uma infinidade de corpos estranhos, tais como, panos, brinquedos, sua própria caminha, controles remotos, sapatos e etc.
Por outro lado a obesidade gera inúmeros danos a saúde do animal e predispõe a doenças graves tais como diabetes, síndrome de cushing, pode agravar cardiopatias, artropatias, problemas de coluna entre outras.
Sendo assim vale lembrar que uma dieta para emagrecer um animal lhe causará sofrimento ainda que bem orientada e administrada e que o melhor que temos a fazer é não deixá-los ganhar peso acima do normal. Para ajudar o seu pet a não ultrapassar o limite ideal de peso, seguem algumas dicas:

  • Nunca deixe ração à vontade, peça a seu veterinário instruções de número de refeições por dia e quantidade a ser oferecida.
  • Escolha a ração ideal de acordo com a idade, raça e atividade do seu pet.
  • Sempre que possível, mantenha uma atividade física regular.
  • Nunca ofereça alimentos humanos; nem mesmo em pequenas porções.
  • Monitore o peso e se perceber que está ganhando muito peso, peça orientações para iniciar uma dieta. Lembre-se que quando precisamos que o animal perca pouco peso, não serão necessárias dietas radicais!
  • Se o veterinário julgar necessário faça exames de sangue como testes hormonais, principalmente para avaliar função de tireóide e exames de triglicérides e colesterol.
Fabiana P. de Toledo
Médica Veterinária
FOTO ACIMA: Mel, labrador, pesando 60kg